SANTIAGO: PEREGRINAÇÃO A PROCURA DE SI.

A festa do Apóstolo Tiago é celebrada no dia 25 de julho. Padroeiro da Espanha, pelo século IX, já o cristianismo fortalecido na Península Ibérica, a cidade de Santiago de Compostela, na Galícia, no mapa bem acima de Portugal, tornou-se centro de peregrinação ao identificar lá o túmulo do apóstolo Tiago, de acordo com a tradição. Até hoje multidão de peregrinos percorrem os diferentes caminhos (francês, português, do Norte, etc.) que levam a Santiago. No mapa, vemos o final desses caminhos que vão convergindo para Santiago. A pé, cavalo, bicicleta, trem… 800, 300, 200 kms ou menos (para receber o certificado de peregrino mínimo de 110 kms, já na Galícia). Tudo vale para poder chegar na catedral e abraçar a estátua do Santo, assistir missa, ver a dança do botafumeiro (incensário\turribulum imenso acionado por várias pessoas e que também ajudava a diminuir o cheirinho dos sofridos pés peregrinos) e agradecer…

Ainda se ouve falar que todos os caminhos levam a Roma. De fato, as famosas Vias romanas como a Appia, Aurélia, Augusta na Hispânia percorriam o império romano chegando a 80 mil quilômetros no século II. Assim os diversos caminhos levam a Santiago e seus peregrinos carregando pouca bagagem e muitos sonhos, promessas, reflexões e buscas. Vera pretende fazer de trem o caminho português. Cirurgia ainda não dá para fazer a pé.

Às já batidas perguntas de onde viemos e aonde vamos juntam-se o sentido da vida, o olhar para si, a procura de si mesmo. Quem sou eu. Procuramos respostas a perguntas que nem sempre já lembramos.
É um caminho, uma experiência. Muitas versões apresentadas em filmes, reportagens, livros, crônicas…. Às vezes, e de preferência, em bem pequenos grupos para facilitar interiorizar-se pois é o momento de olhar para si, para o próprio mundo. Talvez a sede desse mundo espiritual, “onde Deus está mais dentro de nós do que nós mesmos” que dizia Santo Agostinho, e que completava com o famoso “rede te ipsum, não procure fora, volta-te sobre ti mesmo, no interior do ser humano está a verdade, tua verdade…”. Inúmeras narrativas dão conta dessa experiência e mudança de quem o percorreu.

Assim como as vias romanas tinham indicações de distância e de quem as mandou construir ou consertar, no caminho o peregrino encontra muitas indicações (como a setas amarelas, desenhos de conchas de vieira, cajado…), além de pousadas, albergues comunitários de apoio. Para descansar e para cuidar dos pés, partilhar com outros e se animar a prosseguir.
Assim é também nossa busca nessa peregrinação à procura de nós mesmos. É preciso, porém, saber ver e encontrar esses sinais, seguir essas marcas, avançar, caminhar. Se preciso, contar com apoio externo. Mas sempre assumindo e assumindo-se. Avançando e celebrando as conquistas pequenas para que a chegada seja de fato uma grande alegria.
A pouco quilômetros da chegada há um pequeno monte desde o qual se divisa Santiago: Monte do gozo. Gozo, sim, de disfrutar, celebrar, se alegrar pois já dá para ver que está chegando. Está se conhecendo melhor. E na chegada aquele abraço ao santo será com certeza também um forte abraço a você mesmo. Parabéns.

Aproveite e toma um bom café da manhã com chocolate e a famosa torta de Santiago. Você merece. Você está tornando realidade o Conhece-te a ti mesmo, dos gregos.

 

Valeriano


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
Devo confessar que às vezes não é fácil a vida numa casa de idosos, como na nossa. Mamãe e eu, 70. Papai, poucos anos mais.
Estou há vários dias tentando lembrar o nome do livro, sem conseguir. Já aprendi que, quando isso acontece, nem adianta ficar me esforçando.
Nasci em uma pequena cidade do interior de Ávila, Zapardiel de la Cañada. Família de pequenos lavradores.
Li a mensagem da minha amiga e não entendi. Falo o bom e muito antigo português.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo