Maria Madalena: Uma mulher à frente de seu tempo.

Dia 22 de julho celebra-se a festa de Santa Maria Madalena. O papa elevou a festa dela ao nível das grandes datas com as dos apóstolos.

Mas… ela é santa? Pois é. Acredito que quase todo mundo, cristão ou não, já ouviu falar sobre algumas histórias bíblicas e seus personagens. Jesus, seus pais José e Maria, amigas Marta, Maria e Lázaro, os apóstolos, Zaqueu, José de Arimateia, Maria Madalena…

Muitos também devem ter ouvido falar e identificar Maria Madalena como uma mulher pecadora, prostituta. Mas sobre ela sabemos muito pouco pelos livros do Novo Testamento, nem que era prostituta.
Essa versão existe pela confusão entre as várias Marias que aparecem na bíblia.

Nos livros apócrifos (não considerados inspirados, dos quais falaremos em outro momento), encontramos ela como importante liderança na Igreja\comunidade que começava. Para Santo Tomás de Aquino era “apóstola dos apóstolos”. A ela foram dedicadas várias famosas Igrejas como a de Paris, Roma etc.

Temos poucos registros oficiais e dados certos citando a importância de Maria Madalena em relação à fé cristã. E, embora se fale dela como uma pecadora convertida, nas últimas décadas, foi tentado recuperar seu papel histórico.
Também o nome dela, é de origem um tanto quanto polêmica. No grego original dos evangelhos, ela nunca é ‘Maria Madalena’. É descrita como ‘Maria, chamada Madalena’, ou ‘Maria, a Madalena’, como se o segundo nome fosse dado a ela como um título. O que a maioria dos pesquisadores pensa é que esse título seja referente à sua origem, de Magdala, uma pequena aldeia não muito longe de Jerusalém com fama de local insalubre, miserável e pobre. Mejdal, em árabe, ao noroeste da margem do mar da Galileia, ainda existe. E é quase do jeito semelhante ao que era antigamente, embora possa ter sido uma cidade mais próspera no passado, conforme expedições e pesquisas arqueológicas atuais. Acredita-se que Magdala foi uma cidade helenística, fundada no século 2 a.C, por uma dinastia judaica independente chamada hasmoneus.

Valeriano


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
Devo confessar que às vezes não é fácil a vida numa casa de idosos, como na nossa. Mamãe e eu, 70. Papai, poucos anos mais.
Estou há vários dias tentando lembrar o nome do livro, sem conseguir. Já aprendi que, quando isso acontece, nem adianta ficar me esforçando.
Nasci em uma pequena cidade do interior de Ávila, Zapardiel de la Cañada. Família de pequenos lavradores.
Li a mensagem da minha amiga e não entendi. Falo o bom e muito antigo português.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo