João o batizador

Eu pedi em oração ao querido são João…

São muitos os lugares, dentro do mundo cristão, que celebram as festas de são João. As grandes festas juninas com santo Antônio e são Pedro.

E falamos não de São João Evangelista, aquele que era o mais novo dos discípulos e cuidou de Maria depois da ressurreição de Jesus. Falamos do batizador, João Batista. A festa é dia 24 de junho, pois na tradição foi quando Maria visita Isabel, grávida de 6 meses, daí ser 6 meses antes do aniversário de Jesus. E a fogueira seria para anunciar o nascimento de João.

“Cantemos e louvemos, pois Deus assim o quer. Senhor são João Batista ele é filho de Isabel

É filho de Isabel e de são Zacarias. É primo de Jesus e sobrinho de Maria”.

Conhecido como aquele que prepara o caminho de Jesus, se prepara no deserto e veste roupas simples para cumprir sua missão. Batiza Jesus e aqueles que queiram um caminho de volta para seguir os ensinamentos de Deus a seu povo. É o rio Jordão seu ponto de pregação.

Lavar erros, converter-se. Mudar. Por fazer denúncias contra os abusos de Herodes é preso e morto. Fez a parte dele.

Anunciou Jesus como filho de Deus e como aquele que era maior e mais importante. “Preparai os caminhos….”. “É importante que Ele cresça e eu diminua”. “Ele é o cordeiro de Deus…” O papel de anunciar a chegada de alguém, de preparar o caminho é primordial na Bíblia. O que importa é aquilo que é anunciado e  Aquele, que é anunciado. O que urge é o que precisa mudar e quem ajudará na mudança.

Pregar fazendo, se comprometendo. Falar e fazer. Palavras sim, mas exemplos arrastam. Essa era a missão dele. Missão nem sempre fácil. Tarefa árdua a de preparar o caminho para outros. Mas também tarefa coletiva.

De pequeno, na cidadezinha, após o inverso os homens, e em alguns momentos as crianças queriam acompanhar, eram convocados para arrumar as estradas de terra que percorriam as lavouras. O duro inverno com neve e enxurradas castigara pesado e se exigia agora recuperar esses caminhos para uso mais confortável. Mutirão que dava certo.

“Sonho que se sonha só pode ser pura ilusão, mas sonho que se sonha junto é sinal de solução. Então vamos sonhar companheiros, sonhar ligeiro, sonhar mutirão” (Zé Vicente de Crateús). “Sonho que se sonha só, pode ser pura ilusão. Sonho que se sonha junto é realidade”. (Raul Seixas). Ou: “Sonhar mais um sonho impossível\ Lutar quando é fácil ceder\ Vencer o inimigo invencível\ Negar quando a regra é vender.\ Voar num limite improvável\ Tocar o inacessível chão (…) Não me importa saber se é terrível demais\ Quantas guerras terei que vencer por um pouco de paz”…

Rastelos, pás, enxadas, foices… não importa. Tudo serve para que o caminho fique mais fácil. Pedras e pequeno mato sempre vão continuar. Mas será mais fácil. Quem vier atrás poderá avançar melhor. Uma partilha de esperança e nesse caso também do lanche comunitário, com pão, presunto e vinho, certamente fará mais leve o caminho e o futuro caminhar.

Seu batizar, seu incluir, não era à toa. Era compromisso pra valer que serve ainda em qualquer âmbito e espaço da vida. Viva são João

Valeriano


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
Devo confessar que às vezes não é fácil a vida numa casa de idosos, como na nossa. Mamãe e eu, 70. Papai, poucos anos mais.
Estou há vários dias tentando lembrar o nome do livro, sem conseguir. Já aprendi que, quando isso acontece, nem adianta ficar me esforçando.
Nasci em uma pequena cidade do interior de Ávila, Zapardiel de la Cañada. Família de pequenos lavradores.
Li a mensagem da minha amiga e não entendi. Falo o bom e muito antigo português.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo