Acho muito legal manter a positividade diante de situações difíceis. Essa positividade decorre de um sentimento de que vamos dar conta, de que, por mais sofrido que seja o momento, ele será superado. Seu nome é resiliência.
Ela está ancorada na realidade, que nem um navio que está ancorado, para não ser levado pelos movimentos da maré. Mas não é difícil encontrar pessoas que confundem isso com uma dificuldade de encarar problemas. Para elas, reconhecer um problema é ser negativo. Lembram aquele livro — e filme — Poliana, em que a menina fazia o jogo do contente: em tudo, tinha de ver o aspecto positivo, deixando os negativos para trás.
Isso, mais do que ter pensamento positivo, é ter pensamento irreal, pois nossa vida só vai adiante quando reconhecemos as dificuldades e fazemos planos de como lidar com elas.
Isso não significa que temos de fazer tudo sem ajuda. Podemos, sim, contar com outras pessoas, mas o esforço é nosso. E resiliência pode ser desenvolvida. Uma forma é olhar para sua experiência e acreditar nela, naquilo que você aprendeu a reconhecer de bom em você, que dá forças para reconhecer e tentar melhorar aquilo que não é tão bom. E devagar buscar solucionar as dificuldades e problemas.
Vera Vaccari