Olá, uma boa e feliz Páscoa!

Hoje amanheci falando e dando um abraço a Caatinga. Conheci a caatinga verde uns dias atrás.

Calma. Ela por enquanto não me respondeu nem agradeceu. Por tanto nada de loucura.

O privilégio de falar com o irmão sol, irmã lua, irmãos pássaros, irmão lobo, irmão Roberto, irmã Clara… não é só de São Francisco de Assis.

Não é estranho ver e ouvir passeadores de cachorros, ou aqui em casa, em altos papos com seus fiéis cães.

Ou pessoas falando consigo em voz alta. Diálogos bem profundos às vezes.

E nós, eu e você, podemos também nos falar. Agora, especialmente com você que segue o blog DEPOIS DOS SESSENTA para lhe desejar uma boa e feliz Páscoa.

Se um dos grandes mistérios e perguntas do ser humano é de onde viemos e para onde vamos, e se a morte, os mortos, o mais além são os grandes interrogantes sem respostas satisfatórias para todos, o que nos diz a Páscoa. A vida é feita para ser vivida e vívida.

Anseio de eternidade? Várias religiões e filosofias oferecem saídas. Um céu, uma vida melhor no além…

Mas por que colocar aqui a Caatinga?

Páscoa é passagem. Mudança. Transformação. O povo hebreu saiu da opressão do Egito, passou pelo Mar Vermelho e pelo deserto para chegar à Terra Prometida. E isso precisa ser sempre celebrado. Especialmente no tempo da colheita.

E Deus caminhava com ele. Será uma vida nova. Nova terra. Novo futuro.

E a Caatinga, nesta Páscoa, pode ser um exemplo de como a seca, a dureza da vida, a ação muitas vezes negativa do ser humano na natureza, e na convivência com os demais, pode reverter-se, atenuar-se, modificar-se.

A folhas caem, as plantas diminuem de atividade, administram o que tem e assim enfrentam o período de seca.

Quando as primeiras chuvas começam a cair, por acaso quase sempre ocorrem no tempo da Páscoa dos cristãos, março e abril, tudo acorda, ressurge, recomeça. A vida e o verde são a esperança de um novo ciclo. Há flores, plantas, animais e aves cantando e procriando. Pessoas mais alegres.

É esse o ensinamento da Caatinga para nós.

Ânimo. O que está dormido pode acordar. O que parece morto pode reviver.

Seja esta Páscoa tudo isso para você.

Seja também você uma boa Páscoa para os outros.

 


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
Devo confessar que às vezes não é fácil a vida numa casa de idosos, como na nossa. Mamãe e eu, 70. Papai, poucos anos mais.
Estou há vários dias tentando lembrar o nome do livro, sem conseguir. Já aprendi que, quando isso acontece, nem adianta ficar me esforçando.
Nasci em uma pequena cidade do interior de Ávila, Zapardiel de la Cañada. Família de pequenos lavradores.
Li a mensagem da minha amiga e não entendi. Falo o bom e muito antigo português.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo