A próstata, glândula só presente no homem, localiza-se na frente do reto, abaixo da bexiga. Não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Produz um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em jovens pode ter o tamanho de uma ameixa. Com a idade o mais comum é que aumente bastante. Além de poder desenvolver um câncer, certamente dificultará a micção ao ficar forçando a bexiga. E a ida ao banheiro será uma constante e uma urgência.
Sinais\sintomas podem não aparecer na fase inicial. Dificuldade, demora para iniciar ou terminar de urinar; jato menor; urinar muitas vezes; ardência… Deita e levanta nada interessante durante a noite. Outros sintomas mais graves: consultar médico. Possíveis dois exames iniciais: Toque Retal e PSA (Antígeno Prostático Específico). Se precisar depois faz biópsia. E, se for o caso positivo, tratamento imediato, ou cirurgia, radioterapia ou outros tratamentos.
Prevenir? Ajudam dietas adequadas, hábitos saudáveis, exercícios, evitar cigarro e álcool, peso controlado… Quanto antes descobrir, melhor e mais rápida intervenção.
Sem preconceitos podemos colaborar a superar expressões como “Eu eh. Deus me livre. Comigo não” que alguns adolescentes disseram em um encontro quando esclarecemos ao grupo uma pergunta feita sobre o toque retal.
Vem aí o mês de novembro, considerado o mês especial de incentivo a fazer consultas e exames urológicos.
Cuidar de si: um gesto de amor e de responsabilidade.
Vera Vaccari