Na igreja católica celebra-se em setembro o mês da Bíblia e no dia 30 o dia dela. Outras igrejas cristãs a celebram em dezembro.
A Bíblia é a história de Deus na história da humanidade. É a coleção de livros sagrados para Judeus e cristãos. Escrita por mais de 40 autores, entre 1500 Antes de Cristo e até o ano 100 da era cristã. Os livros foram escritos em hebraico, aramaico e grego. Depois traduzidos ao latim e muitas outras línguas.
Não temos originais dos manuscritos. Hoje temos cópias de alguns deles que foram encontradas em pesquisas arqueológicas perto do Mar Morto. Considera-se que a Bíblia é o livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo, em mais de 2.000 línguas diferentes. É o livro mais vendido de todos os tempos, com mais de seis bilhões de cópias
Para os cristãos a Bíblia é a revelação de Deus à humanidade. Os conflitos entre ciência e religião às vezes se dão por uma interpretação literal da Bíblia. Por isso esta não deve ser interpretada como um relato preciso da história da humanidade ou uma descrição científica ou técnica e perfeita da natureza. Não é um livro de história, embora narre fatos históricos. É a experiência de um povo que sente a presença de Deus em sua vida. São muitas vezes narrações recolhidas de tradições orais. Por isso precisamos tomar cuidado para não querer justificar qualquer atitude ou argumento citando trechos bíblicos fora de seu contexto. Ler e seguir seus ensinamentos é uma boa pedida.
Outras religiões têm outros livros considerados sagrados como, por exemplo, o Al Corão para os muçulmanos.
Divide-se em Antigo e Novo Testamento, a partir do nascimento de Cristo. Testamento é Aliança, pacto, compromisso entre Deus e seu povo.
Na próxima mensagem falaremos dos livros chamados canônicos e apócrifos seja para Judeus, católicos e outras igrejas cristãs.
Vera Vaccari