PRA QUEM GOSTA DE HISTÓRIA DO BRASIL:

Um amigo jovem, Rogério dos Santos Raimundo, historiador por interesse e garra, juntou o bom com o gostoso e começou uma empresa chamada Pedale-se. A Pedalada Histórica é uma ideia genial.

A ideia é juntar um grupo e pedalar por alguns locais históricos da cidade de São Paulo, conhecendo o que aconteceu por ali e sua influência nos dias de hoje. Ele oferece bicicleta, capacete e uma conversa de quem gosta do assunto. De encantar e aprender.

 

Um dos passeios programados é visitar a capela de São Miguel, no bairro do mesmo nome.
E lá fomos nós, minha amiga e eu, para esse passeio. Quer dizer, visitar a capela.

De prótese no quadril, nem pensar em pedalar.
Na capela, encontramos outra interessada em história da cidade e apaixonada pela Capela, a Aline Trajano, que nos contou toda a história do local.

Não vou contar aqui, pra não estragar a surpresa de quem quiser fazer essa visita, em especial pra quem sente que deveria conhecer mais da história do Brasil e da cidade do que de outros países.

Só vou dizer que muitos dos elementos da construção são originais e temos a oportunidade de conhecer a técnica de fazer telhas e construir paredes utilizada na época. E algo da habilidade dos artistas indígenas locais, que trabalharam na Capela.
E vamos entender a genialidade do Mário de Andrade, que convidou o arquiteto Lucio Costa, graças a quem a Capela ainda está de pé.
Fiquei surpresa ao perceber como nosso patrimônio é ameaçado – e isso não é só em São Paulo: diferentes linhas de ônibus passam em volta da Capela, que imagino possa ser danificada com a trepidação.

Em outros países, vemos um cuidado da população e dos poderes públicos com o patrimônio, algo que nem sempre acontece aqui.
Depende de nós conhecer e defender nosso patrimônio!

Para quem quiser visitar junto com o Pedale-se, o contato é:
celular/whatsapp 11 94812-3798; e-mail [email protected].

Vera Vaccari


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
Devo confessar que às vezes não é fácil a vida numa casa de idosos, como na nossa. Mamãe e eu, 70. Papai, poucos anos mais.
Estou há vários dias tentando lembrar o nome do livro, sem conseguir. Já aprendi que, quando isso acontece, nem adianta ficar me esforçando.
Nasci em uma pequena cidade do interior de Ávila, Zapardiel de la Cañada. Família de pequenos lavradores.
Li a mensagem da minha amiga e não entendi. Falo o bom e muito antigo português.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo