ENVELHECIMENTO NÃO É SINÔNIMO DE DEPRESSÃO

Estava passando alguns meses em um local de dificílimo acesso. Só de canoa, eram quase dois dias remando, a partir de uma cidade em que era possível chegar de avião.
(Como lembrete, esses povos, que parecem distantes para nós, sofrem há anos pressão dos que querem destruí-los e se apoderar de suas terras.)Mas o causo aqui é que era aniversário da Ju e não havia como cumprimentá-la, pois o telefone mais próximo ficava a dois dias de distância, ali mesmo onde chegava o avião.

 

 

Eis que toca o telefone e ela diz: Tô ligando pra você me desejar feliz aniversário. Cheguei agora, abri a agenda e estou ligando de amigo em amigo. Não quero ficar deprê, sem receber cumprimentos das pessoas a quem amo.
Recebi uma bruta lição ali, que às vezes ainda me é muito útil.
Sabemos que a depressão é uma doença que envolve muitos fatores: físicos, emocionais e sociais.
Mas sabemos também que é mais comum no envelhecimento, por diferentes razões.
Há casos em que medicamentos antidepressivos podem ser muito úteis, mas não resolvem o problema, se outras causas não forem atacadas.

Aliás, costumamos confundir depressão, que é uma doença, com tristeza, tédio, cansaço…
Falta de uma atividade de interesse, distanciamento da família, solidão… são situações que nos fazem mal.
Todos nós conhecemos pessoas que colocavam o trabalho acima de tudo. De repente, a aposentadoria chegou e essas pessoas de repente viram que perderam dinheiro e prestígio. Não sabem o que fazer com o tempo livre e nem sempre haviam construído relações de proximidade nem com a família.
E quem se compara, aos 50, 60, 70 anos, com o corpo e a energia dos 20, 30, 40 também está fazendo um buraco – no qual vai tropeçar e afundar.

Envelhecemos, nosso corpo muda, nosso rosto muda, nossas necessidades mudam, nossas possibilidades mudam… E vão mudar ainda mais, conforme os anos vão se acumulando.
É uma lei da natureza, a qual não podemos mudar, mas podemos nos esforçar para viver bem.
Se acompanha programas sangrentos na televisão, deixe de fazê-lo agora mesmo! Em vez de mostrar a realidade, esses programas manipulam as emoções das pessoas, para ganhar dinheiro e audiência.

Se não tem uma atividade de interesse, procure:
— cuidar de plantas, nem que seja em um único vaso no canto da sala, pode ser interessante,
— fazer algum tipo de artesanato,
— participar de algum clube de leitura pela internet. Se você tem autor(a) preferido(a) já pode dar o primeiro passo e vai encontrar muitas pessoas com quem conversar sobre a obra que lhe agrada,
— procurar outros grupos de interesse na internet, pessoas que se interessam pelos mesmos assuntos que você: pesca, viagens, história do Brasil, história antiga, numismática, arqueologia… São inúmeras as possibilidades,
— mexer-se, colocando a máscara e dando a volta no quarteirão; subindo e descendo escadas; sentando-se e levantando-se do sofá várias vezes; espreguiçando-se…

Mas é importante usar com sabedoria as redes sociais, para não acreditar que todo mundo vive alegre e feliz, menos você. Deixe de lado essas postagens e veja aquelas que mais lhe interessam.
Mas um pouco de autoanálise também pode ajudar: a família está distante, ninguém liga ou visita. Por que será? Se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé, diz o ditado. E se os outros também acharem que devem ficar aguardando sua ligação?
Use a técnica da minha amiga… e fuja da solidão, um dos caminhos para a depressão.

Vera Vaccari


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
Estes dias, li texto de uma amiga, revoltada por causa de gozações que uma cantora recebeu ao contar que sofria dores devido a um problema de endometriose.
Estas lindas peônias são do jardim idealizado e cuidado pela amiga Rosi Jorge, que mora nos EUA.
Valeriano achou que eu estava ficando louca, tanto ri enquanto lia um livro pela internet.
Estas lindas peônias são do jardim idealizado e cuidado pela amiga Rosi Jorge, que mora nos EUA.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo