Não é porque é velho(a). Quem ia querer banho assim?

Quem cuida de pais e mães na 4ª idade costuma queixar-se de que os mais velhos não querem tomar o banho diário.

A primeira pergunta que me vem é se o banho diário tem de ser diário, mesmo. No verão, pode ser. Mas, no inverno, ou em dias mais frios? Será que não pode ser dispensável?

Mas, evitar o banho parece estranho em uma sociedade formada por pessoas que têm algo de peixes e patos, como a nossa, e pode ocorrer por diferentes razões.

Para excluir aquelas relacionadas a doenças, em especial as de pele, que podem causar ardores ou coceiras, nada como uma consulta médica.

Resolvido isso, algumas outras causas aparecem.

Li uma vez que havia sido feita uma atividade com jovens, para que entendessem alguns dos problemas enfrentados pelos idosos.

Pesos foram amarrados aos braços e pernas de rapazes e moças, que deveriam então caminhar pelo bairro, com calçadas irregulares, e tomar transporte público.

Terminada a experiência, todos se declararam mortos de cansaço e contaram que sentiram medo de tropeçar nas calçadas ou de cair na hora de tomar ônibus.

Esse tipo de atividade deveria ser parte dos cursos de cuidadores(as) e também ser feita com filhos e filhas.

Aquele peso extra, colocado nos corpos mais velhos pelo passar dos anos, leva a um grande medo de escorregar e não conseguir se segurar, presente em quase todas as pessoas idosas.

Por isso, para garantir a segurança, pisos emborrachados e alças de segurança são fundamentais. Além de banquinhos seguros.

Esse mesmo peso dos anos pode causar fraqueza nas pernas. O ritual do banho, desde tirar a roupa até voltar a se vestir, pode ser exaustivo. Por isso, poderia ser feito em um banquinho de plástico.

Outra questão contém uma pergunta: os cuidados que os idosos recebem são cuidadosos?

Explico. Ao lavar a cabeça da pessoa, garante-se que não entre água no ouvido ou sabão nos olhos? Cabeça e corpo são esfregados com cuidado ou são tratados como piso de calçada?

A temperatura da água também pode tirar a vontade de se limpar. Há o cuidado de experimentar com o cotovelo, como é feito com os bebês? Peles envelhecidas são mais frágeis e requerem leveza.

Idosos também costumam sentir mais frio do que os jovens. É preciso evitar correntes de ar.

E a atenção ao pós-banho, com o uso cuidadoso da toalha sequinha e macia e uma rápida massagem com cremes hidratantes também pode fazer da higiene um momento agradável.

Com o envelhecimento, a pele vai se tornando mais seca, como uma folha. Há quem desenvolva coceiras, que causam grande desconforto e requerem tratamento.

Pode ser que com alguns cuidados simples isso seja evitado.

Ah, e um talquinho perfumado também é tudo de bom!

Um banho com cuidados pode deixar de ser motivo de estresse para se tornar um momento de prazer, carinho e aceitação de cuidados. E o processo todo não dura mais do que 20 minutos.

Então, basta seguir a regra de ouro: coloque-se no lugar do outro e faça a ele o que gostaria que fizessem a você.

 

 


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
A pandemia pode ter trazido muito sofrimento para muita gente. Soube que, pelo empobrecimento de seus tutores e mesmo pais/mães, muitos caninos foram abandonados.
As tais leis de atração deveriam ser abolidas. O que atrai uma pessoa para outra? O que atrai carinho? O que atrai castigo?
Quando digo que eles passaram de tutores a Mamãe e Papai, isso não significa que a passagem tenha sido fácil e rápida.
Brincar e correr fazem parte da minha vida. Adoro quando Papai me solta, na volta dos passeios, e me deixa dois quarteirões sem guia. Venho para casa que nem um tiro, ganindo de alegria.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo