Afundar o pé na lama ou caminhar na terra firme?

Sigmund Freud, o pai da psicanálise, escreveu que, com todos os anos de experiência dele como psicoterapeuta, não tinha conseguido entender o que queriam as mulheres.

Talvez ele, mesmo sendo genial, não tivesse conseguido se colocar no lugar das mulheres que conhecia, para entender seus medos e desejos.

Se vivesse hoje poderíamos sugerir que fizesse uma enquete com mulheres de todas as idades, com uma única pergunta: o que você quer da vida?

Na época dele, mulheres de 60 e mais eram consideradas velhas, no fim da linha, pode ser que ele nem perguntasse a opinião delas.

Mas, hoje, eu pergunto: o que você quer pra você?

Ou você já deixou de querer e apenas vai em frente, cheia de frustrações?

Concordo que é difícil chegar aos 60 sem carregar um trem cheio de dores e sonhos que não se realizaram, situações difíceis, perdas e lutos.

A questão é, apesar de tudo isso, estar de bem com a vida.

Já conversou com pessoas que ficam presas à amargura, a rancores e sofrimentos do passado, que não conseguem deixar para trás?

O problema não é recordar, pois muitos dos momentos difíceis ficam como que marcados na nossa mente.

O problema é justamente nos agarrarmos a esses pensamentos, como se estivéssemos atoladas naquilo que já passou, como quando o pé afunda na lama e precisamos de ajuda para sair do lugar.

Às vezes, conversar com amigas pode ajudar. Outras, uma psicoterapia pode ser o caminho.

Ninguém esquece o passado em um passe de mágica. Mas podemos aprender a olhar para ele com outros olhos, como a crisálida que passa pelo sofrimento de sair do casulo e, transformada em borboleta, pode voar.

Você, assim como eu, quer voar?

Ou prefere ficar presa a dores e reclamações, como se tivesse afundado o pé na lama?

 

 


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
Estes dias, li texto de uma amiga, revoltada por causa de gozações que uma cantora recebeu ao contar que sofria dores devido a um problema de endometriose.
Estas lindas peônias são do jardim idealizado e cuidado pela amiga Rosi Jorge, que mora nos EUA.
Valeriano achou que eu estava ficando louca, tanto ri enquanto lia um livro pela internet.
Estas lindas peônias são do jardim idealizado e cuidado pela amiga Rosi Jorge, que mora nos EUA.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo