Meu filho ou filha não sai de casa! Até quando vou ter de aguentar

Muitas mulheres da minha geração sonharam em casar e ter filhos.

Outras, em ter independência, ganhar o próprio dinheiro, morar sozinhas ou dividir espaço com amigas.

A imaginação voava.

Sem família para ditar regras,

sem horários estabelecidos, a não ser por questão de trabalho e estudo,

sem obrigação de agir de uma determinada forma.

Hoje, filhos(as) e netos(as) dessa geração que clamava por independência parecem seguir o caminho oposto.

Psicoterapeutas e sociólogos(as) falam até mesmo em uma adolescência estendida: em vez de durar dos 12 aos 18 anos, hoje ela iria além dos 30 anos de idade.

Há muitas razões para que isso aconteça.

Há aquelas decorrentes do mercado de trabalho, dentre elas:

— não há trabalho remunerado em número suficiente. Então, quanto mais tempo os jovens ficarem em casa, se preparando, menos o mercado de trabalho é pressionado e menos os governos têm de agir na geração de empregos.

— os salários estão mais baixos a cada ano, o que significa que é difícil para jovens se sustentarem sozinhos, o que os mantêm na casa dos pais.

Nas famílias, a situação se manifesta

— no tratamento protetor de pais/mães com relação a crianças, adolescentes e jovens, que não são responsabilizados pelas próprias ações;

— nos cuidados que esse pessoal recebe em casa;

— na falta de cobrança com relação a horários e outras questões…

Pais e mães têm de agir, começando a cobrar dessa moçada que participe do trabalho doméstico, fazendo sua parte (ATENÇÃO! NÃO É AJUDA, É CUMPRIR COM DEVER), e colabore financeiramente para as despesas da casa.

Talvez assim muitos se disponham a sair em busca de sua própria vida.

 

 

Fonte: Google Imagens


COMPARTILHAR
POSTS RELACIONADOS
A pandemia pode ter trazido muito sofrimento para muita gente. Soube que, pelo empobrecimento de seus tutores e mesmo pais/mães, muitos caninos foram abandonados.
As tais leis de atração deveriam ser abolidas. O que atrai uma pessoa para outra? O que atrai carinho? O que atrai castigo?
Quando digo que eles passaram de tutores a Mamãe e Papai, isso não significa que a passagem tenha sido fácil e rápida.
Brincar e correr fazem parte da minha vida. Adoro quando Papai me solta, na volta dos passeios, e me deixa dois quarteirões sem guia. Venho para casa que nem um tiro, ganindo de alegria.
r. padre chico | 789 | são paulo cep: 05008-010 | sp | brasil | Email | + 55 11 99612 9960
© Copyright 2021 - Depois dos 60 por Vera Vaccari. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste blog não pode ser reproduzido, distribuído, transmitido, ou usado, exceto com a permissão prévia por escrito. Blog by Miss Lily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo